Nosso cérebro tem a capacidade de se adaptar a situações, porém ele é complexo devido a demanda que chega a ele. O cérebro tem a habilidade de reorganizar os neurônios e os circuitos neurais, moldando-se a níveis estruturais por meio de aprendizagem e vivências, isso se chama NEUROPLASTICIDADE. Por isso o hábito tem tanto poder, seja ele bom ou ruim - o cérebro não tem o julgamento como acontece na mente.
A importância de persistir em uma nova atividade vem daí - para que o cérebro faça assimilação e que inclua na "lista de tarefas" dele. No começo pode ser que você precise "forçar" para lembrar de realizar aquela nova tarefa, mas com o tempo, o nosso cérebro maravilhoso, irá lembrar você de fazer e tornará quase que automático. Porque uma coisa que o cérebro gosta é de ficar na paz... sabe automatização? Ele ama! Falou em gatilho, ele já está com a antena ligada!
O nosso presente é construído por experiências do passado e projeções quanto ao nosso futuro, isso tudo em milésimos de segundo do instante do agora. Portanto é preciso olhar para a nossa história e ressignificar as situações não compreendidas e tenhamos uma projeção esperançosa no futuro, com isso viver a vida no presente, viver a vida no agora. É o instante que podemos estar conscientes da nossa existência e conectados a nossa essência.
Segundo o Eric R. Kandel (neurocientista) diz que os nossos genes estão a serviço do meio - o que isso significa? Nossa herança genética não é uma sentença, e sim uma predisposição, que dependendo da interferência que fizermos nos nossos genes teremos a condição física e emocional alterada positivamente ou negativamente, e isso se dá pelos nossos hábitos comportamentais: físicos, alimentares, emocionais, dentre tantos – passando de gerações a gerações até que se desperte e “reset” o código genético, que você dê um basta naquilo que não te faz bem.
Um exemplo, família hipertensa. Desde os avos já tem aquela marca genética e os netos está seguindo o mesmo estilo, porém os hábitos não são favoráveis para que ocorra a mudança, entende? Claro, que envolve fatores psicossomáticos – no entanto é possível reverter o quadro, até porque nem todos da família desenvolvem esse gene, não é mesmo? Não digo que é um processo fácil, e sim, um processo possível!
Uma doença é capaz de silenciar ou disparar centenas de genes de acordo com seu estilo de vida. Como pode interferir o código genético positivamente? Através de hábitos saudáveis: alimentação, movimento do corpo, pensamentos construtivos, gentileza e leveza na vida.
Agora um exemplo positivo: atividade física, a prática de exercícios aeróbicos 2 vezes na semana durante 30 minutos é possível já ter uma melhora cognitiva significativa em 6 meses, com consistência! De imediato já traz resultados benéficos em diversas áreas da vida: melhora o sono, reduz o estresse, desacelera a mente, ativa e fortalece o metabolismo do corpo, diminui dores e riscos de doenças. O cérebro gosta de pequenos desafios que façam ele trabalhar melhor, no entanto ele quer obter 3 coisas principais: prazer, evitar a dor e economizar energia – ele quer tranquilidade.
Daí a dependência na comida e no açúcar é tão comum e tão desafiadora, pois ele ativa o sistema de recompensa trazendo o prazer ao cérebro. Nos vem a pergunta, por que não ativar o sistema de recompensa de uma outra maneira já que a comida em excesso faz mal? Porque desde crianças estamos acostumados a receber o açúcar como forma de recompensa e destruir essa crença, esse hábito é desafiador – e mais uma vez, super possível!
Quer um exemplo simples? Reconhecimento e o agradecer por algo bom que tenha acontecido conosco.
O agradecer ou valorizar o que temos leva a liberação de hormônios responsáveis pela sensação imediata de bem-estar. Quando reconhecemos pequenas coisas do dia a dia, ativamos uma região do cérebro conhecida como sistema de recompensas, e isso libera dopamina e ocitocina que são responsáveis pela sensação de amor e satisfação. Assim, ao sentirmos gratos por algo, imediatamente o cérebro libera esses hormônios que causa essa sensação de prazer, e em contra partida os pensamentos negativos são reduzidos.
Reconhecer o que temos é algo que muitas vezes não prestamos atenção, por estarmos sempre na busca do mais, mais e mais. E o pior, algumas coisas são tão simples que esquecemos de dar atenção e agradecer "por serem simples", mas é aquilo que traz conforto para o seu coração.
Como seria se essa coisa simples não existisse na sua vida?
Olhe para essa coisa simples que passa despercebido e reconheça a diferença que faz, e agradeça por tê-la em sua vida.
“Se você olha para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que você não tem na vida, você nunca terá o suficiente” (Oprah Winfrey)
MOMENTO: NOSSO CORPO É UMA MÁQUINA INTELIGENTE
O cortisol é o hormônio que é liberado quando o corpo está́ sob tensão, é ativado de forma natural quando acordamos ou praticamos algum exercício e é responsável por funções importantes no sistema. Porém, o nosso cérebro não sabe identificar se a tensão está vindo de uma função natural do corpo ou de um fator externo - o seu cérebro sente que você̂ está sob estresse, então ele pensa, vou liberar o amiguinho para ajudar a equilibrar todos os níveis... portanto o estresse da rotina faz com que o nível de cortisol seja disparado em excesso e infelizmente o índice da população estressada é cada vez maior. Resultando em inúmeros problemas de saúde ao corpo físico e mental.
Comece a mudar essa chave para que a bioquímica esteja favorável à nossa saúde, faça com que a liberação dos hormônios de bem-estar e que a estimulação da produção desses hormônios seja de forma natural.
Bons hábitos, geram saúde mental e física! Agradecer libera hormônios de bem-estar e satisfação, a ciência já comprovou e está se alinhando na magia do Universo ✨
Está rolando um desafio até o dia 28/02 que tem o propósito de usar a neuroplasticidade e a bioquímica do corpo a nosso favor com atividade rápida e simples para que se crie um hábito positivo para a saúde. Nos acompanhe no Instagram para participar e acompanhar os lembretes diários.
Vídeo explicando no IGTV: https://www.instagram.com/tv/CK8n__cjFtZ/
Disponibilizamos um rastreador e um planner diário para a prática: CLICA AQUI PARA ACESSAR. “A persistência é o caminho do êxito” (Charles Chaplin). LEMBRE-SE: nosso corpo é uma máquina perfeita, só precisamos nos
reconectar a ele.
INDICAÇÃO DE LEITURA: O PODER DO HÁBITO
Comentarios